$type=carousel

Altar, altar!

Deus fendeu o altar de Betel, para mostrar ao rei, e aos presentes ali, que Ele não estava com os olhos fechados quanto aos pecados de...



Deus fendeu o altar de Betel, para mostrar ao rei, e aos presentes ali, que Ele não estava com os olhos fechados quanto aos pecados de Israel.






A Bíblia Sagrada relata a história de um homemde Deus que não sabemos o seu nome. O texto bíblico apenas o chama de “homem de Deus” (1 Rs 13.1). Não temos conhecimento do motivo para tal omissão. Contudo, o que nos chama a atenção é o fato de um homem de Deus sucumbir diante de um cenário que se mostrava tão promissor. Contudo, neste texto iremos refletir sobre os pontos positivos do ministério desse profeta.
Após a divisão que houve entre o povo de Israel (1 Rs 12.1-25), Roboão ficou com apenas duas tribos (Judá e Benjamim); enquanto que Jeroboão passou a liderar o restante, ou seja, dez tribos. Após esse racha, dois reinos surgiram: o Reino do Norte (Israel) e o Reino do Sul (Judá). Todavia, dos dois reinos, o do norte se inclinou mais a idolatria, a começar por Jeroboão, que incentivou o povo israelita a adorar falsos deuses:
Pelo que o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um em Betel e colocou o outro em Dã. E este feito se tornou em pecado, pois que o povo ia até Dã, cada um a adorar. Também fez casa dos altos e fez sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi (1 Rs 12.28-31).
Como podemos ver, Jeroboão contribuiu efetivamente para o desvio espiritual do povo de Israel (Reino do Norte). E é nesse contexto decadente que a Bíblia faz menção do “homem de Deus”. Observemos o que diz 1 Reis 13.1: “E eis que, por ordem do SENHOR, um homem de Deus veio de Judá a Betel; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. E clamou contra o altar”.
1 Reis 13.1 deixa claro que o homem de Deus era sensível à voz do Senhor: “E eis que, por ordem de Deus, um homem de Deus veio de Judá a Betel”. Deus havia falado com aquele profeta, assim como, nos dias de hoje, continua falando com os seus servos e servas, por meio de seu Santo Espírito (Jo 14.26). E, além de demonstrar sensibilidade à voz divina, o homem de Deus revelou ser obediente, pois, ao ouvir a ordem do Senhor, “veio de Judá a Betel”, ou seja, ao lugar em que deveria agir conforme a vontade de Deus.
E clamou contra o altar com a palavra do SENHOR e disse: Altar, Altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e os ossos de homens se queimarão sobre ti. E deu, naquele dia, um sinal, dizendo: Eis que o altar se fenderá, e a cinza que nele está se derramará  (1 Rs 13.2-3)
Com coragem, o homem de Deus clamou contra o altar de Betel, um altar construído para servir de adoração aos deuses estranhos. Por isso, Jeroboão ordenou que os seus servos prendessem o profeta: “Prendei-o!”. Porém, “a mão que estendera contra o homem de Deus secou, e não a podia recolher” (v. 4). Este fato aponta para o cuidado do Senhor. Quando estamos fazendo a vontade de dEle, não somos envergonhados.
Além da mão ressequida do rei, a Bíblia diz que o altar se fendeu, deixando sua cinza esparramar-se. Como dito acima, altar é lugar de adoração. Por isso, Deus fendeu aquele altar, para mostrar ao rei, e aos presentes ali, que Ele não estava com os olhos fechados quanto aos pecados de Israel. Deus não divide sua glória com ninguém! Em Isaías 42.8, está escrito: “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura”.
Após ver sua mão deficiente, o rei desesperou-se, implorando ao homem de Deus que orasse para que Deus a restaurasse. E o que fez o profeta? Orou pelo pecador: “Então, o homem de Deus implorou o favor do SENHOR, e a mão do rei se lhe recolheu e ficou como dantes” (v. 6). Que maravilha! A atitude do servo do Senhor ensina-nos que devemos orar por aqueles que nos perseguem (Mt 5.44).
Com o braço curado, Jeroboão convidou o profeta para se alimentar no palácio, prometendo-lhe uma recompensa. Entretanto, ouviu a seguinte resposta: “Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar” (v. 8). Com isso, entendemos que o homem de Deus não era avarento, e que tinha um objetivo claro: cumprir a missão que havia recebido do Senhor.
Atentemos para os acertos desse profeta e reflitamos sobre eles, porque, no próximo escrito, se Deus permitir, daremos continuidade à história. Contudo, enfatizando os erros que o levaram a sucumbir diante do “profeta velho”. 
Informações da Gospel Primehttps://artigos.gospelprime.com.br/altar-altar/

COMMENTS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Nome

ltr
item
DEUSEAMORIANOS : Altar, altar!
Altar, altar!
https://3.bp.blogspot.com/-9nnE1bkB908/WWBK0SM85KI/AAAAAAAAEKI/DQpI0Wj7GzYMdimArF43Pbb4ItJxqEkOQCLcBGAs/s640/altar.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-9nnE1bkB908/WWBK0SM85KI/AAAAAAAAEKI/DQpI0Wj7GzYMdimArF43Pbb4ItJxqEkOQCLcBGAs/s72-c/altar.jpg
DEUSEAMORIANOS
http://www.deuseamorianos.com/2017/07/altar-altar.html
http://www.deuseamorianos.com/
http://www.deuseamorianos.com/
http://www.deuseamorianos.com/2017/07/altar-altar.html
true
8490450740517024814
UTF-8
Carregado Todas as Mensagens Não foram encontrados posts Veja Mais Leia Mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início Páginas Postagens Veja Mais RECOMMENDED FOR YOU LABEL Arquivo Pesquise TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Ooutubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy