$type=carousel

Estado Islâmico reivindica ataque contra embaixada do Iraque no Afeganistão

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria de um ataque de várias horas nesta segunda-feira contra a embaixada do Iraqu...

EI reivindica ataque contra embaixada do Iraque no Afeganistão - AFP

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria de um ataque de várias horas nesta segunda-feira contra a embaixada do Iraque em Cabul, que fica no centro da capital afegã.

“O ataque terminou, todos os criminosos foram mortos”, anunciou pouco depois das 15H30 locais (8H00 de Brasília) o ministério do Interior afegão, depois de informar que quatro criminosos, incluindo um homem-bomba, abriu o caminho aos demais.

“Os diplomatas iraquianos foram levados para um local seguro, ninguém ficou ferido”, afirma o comunicado.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Iraque, Ahmed Jamal, citou “dois mortos, dois guardas afegãos” abatidos no ataque do EI.

Também informou que o encarregado de negócios (que substitui o embaixador) foi levado para a embaixada do Egito”, perto do local.

O ministério do Interior afegão citou apenas uma policial ferido.

A agência de propaganda do EI, Amaq, reivindicou o atentado e mencionou em um comunicado em árabe “dois combatentes”, sem revelar mais detalhes.

Esta é a primeira vez que a embaixada do Iraque em Cabul é alvo de um ataque, depois de vários atentados contra representações ocidentais.

O ministério afegão havia confirmado o ataque em uma nota divulgada mais cedo: Às 11H20 (3H50 de Brasília, um grupo de quatro terroristas atacou a embaixada iraquiana no distrito 4 de Cabul”, no centro da cidade.

Militares chegam ao local onde o suposto homem-bomba agiu, perto da embaixada em Cabul - AFP

“Um primeiro homem-bomba explodiu na entrada do local e outros três abriram caminho. A polícia reagiu rapidamente e os funcionários da embaixada foram levados para um local seguro”, completava o texto.

De acordo com uma fonte oficial, as forças especiais foram mobilizadas e os civis retirados da área.

Os moradores da região afirmaram que ouviram as primeiras explosões pouco depois das 11H00 (3H30 de Brasília). Eles mencionaram explosões, tiros e o uso de granadas.

Viaturas da polícia e ambulâncias foram enviadas ao local do ataque.

As lojas de Shar-e-Now, elegante bairro comercial de Cabul, foram fechadas, enquanto diversas pessoas fugiam em pânico.

O governo afegão condenou o ataque, enquanto o ministério das Relações Exteriores do Iraque informou que acompanhava a situação com as “autoridades afegãs competentes e os países amigos”.

O ataque coincide com uma série de derrotas do EI na Síria e Iraque, onde o grupo extremista perdeu seu reduto de Mossul recentemente.

“O EI deseja enviar uma mensagem a vários Estados, não apenas o Iraque, para provar que está presente em todas as partes, especialmente depois das vitórias registradas pelas forças de segurança iraquianas”, disse à AFP o cientista político Essam Al Fili.

O grupo atua no Afeganistão desde o início de 2015.

O EI reivindicou vários atentados no centro de Cabul no último ano, o primeiro deles o de 23 de julho de 2016, que deixou 84 mortos e 300 feridos entre a minoria xiita afegã.

ISTOÈ

COMMENTS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Nome

ltr
item
DEUSEAMORIANOS : Estado Islâmico reivindica ataque contra embaixada do Iraque no Afeganistão
Estado Islâmico reivindica ataque contra embaixada do Iraque no Afeganistão
http://cdn.istoe.com.br/wp-content/uploads/sites/14/2017/07/681afbc725a5b53ed21f4e6785bdc90b99b76959.jpg
DEUSEAMORIANOS
http://www.deuseamorianos.com/2017/07/estado-islamico-reivindica-ataque.html
http://www.deuseamorianos.com/
http://www.deuseamorianos.com/
http://www.deuseamorianos.com/2017/07/estado-islamico-reivindica-ataque.html
true
8490450740517024814
UTF-8
Carregado Todas as Mensagens Não foram encontrados posts Veja Mais Leia Mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início Páginas Postagens Veja Mais RECOMMENDED FOR YOU LABEL Arquivo Pesquise TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Ooutubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy