$type=carousel

Na devastada cidade de Mossul, reconstrução começa a passos lentos

De pé, em frente a sua casa na zona oeste de Mossul, Manaf Yunès observa um operário limpando os escombros da varanda parcialmente destruí...

Na devastada cidade de Mossul, reconstrução começa a passos lentos

De pé, em frente a sua casa na zona oeste de Mossul, Manaf Yunès observa um operário limpando os escombros da varanda parcialmente destruída. Na segunda maior cidade do Iraque, a reconstrução começa a passos lentos, após meses de combates.

“Nós não temos dinheiro. Já faz três anos que não recebo salário. Precisei me endividar para começar a reforma”, lamenta o ex-funcionário público de 57 anos.

Em 10 de julho, as autoridades anunciaram sua vitória contra os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI), após nove meses de combates que desfiguraram a metrópole do norte do país e devastaram sua infraestrutura.

Segundo avaliações preliminares, será necessário mais de um bilhão de dólares para reabilitar os serviços básicos em Mossul, especialmente o fornecimento de água corrente, eletricidade, escolas e hospitais, de acordo com a representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Iraque, Lise Grande.

E é na zona oeste de Mossul que a devastação foi maior. Em todos os cantos da região, edifícios parcial ou completamente destruídos. Nas ruas invadidas pelos escombros, as crateras revelam tubulações retorcidas.

– Reabilitar –

Mais de 90% das infraestruturas e dos serviços públicos foram destruídos, enquanto mais de 70% das propriedades privadas sofreram danos, aponta o diretor do município, Abdel Sattar Habbo.

De acordo com ele, que estima em vários bilhões de dólares o custo da destruição, serão necessários de 3 a 4 meses para “estabilizar” os bairros da zona oeste, ou seja, restabelecer, ainda que parcialmente, a água corrente, eletricidade e serviços públicos.

“Nos bairros mais afetados, precisaremos de 470 milhões de dólares para ajudar a reabilitar as redes de eletricidade, de água e de esgoto, bem como as instalações públicas, incluindo hospitais e escolas”, indicou Grande em um e-mail à AFP.

Apenas na Cidade Antiga, onde os extremistas se entrincheiraram nas horas finais da batalha e onde a luta foi acirrada, “quase um terço das casas foi severamente danificado, ou completamente destruído”, indicou o programa da ONU para a Habitação em um relatório recente.

Além disso, “alguns hospitais importantes foram quase completamente destruídos. Outros foram vandalizados e incendiados durante a ocupação do EI”, relata Erfan Ali, chefe do programa de Habitação no Iraque.

– Normalidade –

Se no leste de Mossul a vida quase retomou seu curso – ruas engarrafada, restaurantes e lojas abertas -, no oeste, uma aparência de normalidade começa a surgir timidamente, apesar da devastação.

Operários começam a instalar novas tubulações de esgoto, enquanto as retroescavadeiras limpam os escombros.

Enquanto se espera os grandes projetos, as pessoas fazem o melhor que podem: para a eletricidade, há geradores e, para a água, carros-pipa, ou ONGs.

As organizações humanitárias presentes em Mossul distribuíram kits de construção – madeira, compensado, lonas resistentes – para cerca de 12.700 famílias, contou à AFP a porta-voz do Conselho Norueguês para os Refugiados, Melany Markham.

Na entrada da casa bege de Yunès, sacos de cimento e blocos de concreto repousam empilhados. A fachada está marcada pelos impactos de morteiros.

Um carro-bomba explodiu em frente a sua casa, deixando as janelas estilhaçadas. No banheiro, uma grande abertura na parede é disfarçada por tábuas de madeira.

“Nós nos esforçamos muito para construir esta casa”, lamenta.

ISTOÉ

COMMENTS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Nome

ltr
item
DEUSEAMORIANOS : Na devastada cidade de Mossul, reconstrução começa a passos lentos
Na devastada cidade de Mossul, reconstrução começa a passos lentos
http://cdn.istoe.com.br/wp-content/uploads/sites/14/2017/07/5c79ecb90f1423c020edd03b9779db95eaeb2cea-768x432.jpg
DEUSEAMORIANOS
http://www.deuseamorianos.com/2017/07/na-devastada-cidade-de-mossul.html
http://www.deuseamorianos.com/
http://www.deuseamorianos.com/
http://www.deuseamorianos.com/2017/07/na-devastada-cidade-de-mossul.html
true
8490450740517024814
UTF-8
Carregado Todas as Mensagens Não foram encontrados posts Veja Mais Leia Mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início Páginas Postagens Veja Mais RECOMMENDED FOR YOU LABEL Arquivo Pesquise TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Ooutubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy